Pesquisar este blog

sábado, 29 de outubro de 2011

MATERIAL BÁSICO

Oi pessoal.
Vou colocar aqui o que considero o mínimo para começar com scrapbook. Com este material já é possível fazer paginas de álbuns e cartões.
Com o passar do tempo, se você realmente gostar de fazer scrap, então, pode começar a adquirir o material necessário.

A régua deve ser de aço.
Vai precisar dela para cortar com estilete. Se for de plástico ira ser machucada.
Você coloca a régua sobre o papel, apoia firme, e, com o estilete vem cortando o traço reto no tamanho que quiser. O estilete apoia na beirada da régua para cortar com precisão.
Procure uma régua que tenha as medidas em polegadas e em centímetros. As da foto abaixo tem apenas centímetros nas duas bordas. Muitos PAPs de scrapbook vem com as medidas em polegadas.
Há réguas de 20, 30 e 40 cm. A primeira a ser comprada deve ser a de 30 cm, é a que vai ser mais útil se tiver uma só.


Base de corte
Há vários tamanhos de base de corte. Se for fazer páginas de álbum, que por padrão tem o tamanho de 30,5 por 30,5 cm ( ou 12 x 12 polegadas), é melhor já comprar uma base quadrada neste tamanho.
Já vi bases de corte de várias marcas, e acredito que são todas semelhantes. Tenho algumas em tamanhos diferentes de marcas diferente, e não sinto diferença na qualidade.
Esta base abaixo quadrada, cabe a folha de scrap certinho para trabalhar com tranquilidade,e, sem ocupar muito espaço. De um lado tem as medidas em polegadas, e, do outro as medidas em centímetros.

  Tesoura
Aconselho a já comprar uma tesoura de scrap. Existem tesouras nacionais que cumprem bem o papel delas. Compre uma com a parte cortante escura, será anti aderente, também é muito útil.
Esta é nacional.

Estilete
Existem estiletes próprios para scrap. Se  acredita  mesmo que quer fazer scrap, então já compre o apropriado, se não, pode usar um comum mesmo.
Eu tenho de vários tipos, e, para cada situação uso um diferente. Uso o comum também para cortar papelões grossos como o horlle.
O que mais uso é este, ele é próprio para scrap. Se fosse comprar um único seria ele.

Cola
Existe uma infinidade de tipos de cola para scrapbook. Se for usar para álbum de fotos, terão que ser livre de ácidos, sempre. Se usar outro tipo de cola as fotos envelhecerão muito mais rápido.
A cola mais fácil de comprar é branca, meio cremosa. Existem marcas nacionais.
A cola deve ser usada no mínimo de quantidade. Elas são bem fortes, não são reposicionáveis. Coloque em traços de gotículas para não amolecer o papel, e, não ficar volumosa, marcando o papel.
Papeis

- Use papeis acid free. São encontrados em tamanhos de 30,5 x 30,5 cm (ou 12 x 12 polegadas), avulso geralmente, ou em blocos.
- Se for fazer cartões, decoração, cadernos, ou artes artes em papel, use qualquer papel de boa qualidade.
- São usados todas as gramaturas de papel dependendo do que vai fazer.

Nenhum comentário:

Páginas